Ensinar é amar

A carta de hoje é para você…. claro que fiquei esperando o momento certo para te escrever uma carta especial pois sei que vc gosta de exclusividade e entrar aqui nos meus textos e não encontrar nada endereçado a você seria uma afronta, eu sei…. mas vejo que estamos tão conectadas todos os dias que as vezes parar para escrever parece sem sentido. Mas ai tivemos uma conversa ontem - das coisas boas que a pandemia nos trouxe e fiquei reflexiva sobre tudo que modelei com seu exemplo e sua vida.

E ontem você disse que consegue identificar muitos erros que cometeu na educação das meninas e por isso achei que deveria deixar registrado que penso exatamente o contrário. Sempre vi em vc um modelo a ser seguido. Me lembro das vezes que as meninas chegavam da escola com uma nota não tão boa em uma prova e você ensinava a elas sobre algumas coisas simplesmente não terem resposta certa, embora elas precisassem buscar a resposta ADEQUADA que correspondesse ao modelo de educação que elas estavam recebendo. Na minha visão imatura da época, questionar professor não era exatamente uma opção respeitosa. Me lembro que meu pai também tinha esse pensamento de não limitar as opções de respostas certas ou de ter um único jeito de ensinar e ali algumas interrogações se instalavam…. observei coisas como compreensão e respeito sendo ensinadas nesse processo de educação e conclui que era um modelo que eu gostaria de seguir quando chegasse minha vez de educar.

De lá para cá tenho intensificado essa busca sobre educação respeitosa, tenho buscado exemplos de pais para modelar e literatura para corrigir. E isso é o mais importante do processo - não ser perfeito, mas aceitar que “aprendizagem é movimento” então podemos sim mudar de idéia no meio do caminho, ler novos livros, testar ferramentas.

Sempre penso que o ser humano é único. Quanto mais estudam as semelhanças entre as pessoas mais “SEs” são descobertos e mais exclusividade é atribuída ao indivíduo. Felizmente podemos contar com o geral para nos orientar, e aprimorar o individual com o tempero único de cada um.

Educação é uma receita pronta e que funciona. Já foi testada e aprovada. Mas depende da percepção de cada um para chegar em um bom resultado. É a combinação dos elementos, a proporção de cada ingrediente que vai resultar no sucesso. Como em qualquer receita, o elemento principal é que faz. Pode ser simples para uma cozinheira entender a receita completa sem precisar ter as informações nos mínimos detalhes, mas se dermos os ingredientes e a mesma receita para quem não sabe cozinhar, o processo vai ser diferente. Existem pessoas que substituem os ingredientes e ainda assim o prato fica perfeito - é natural para elas fazer adaptações e combinações… mas tem pessoas que mesmo seguindo o passo a passo, não chega no resultado esperado….. É por isso que é um aprendizado e existem tantos livros de culinária com as mesmas receitas - cada uma mais adequada, mais sob medida para seu desenvolvedor.

Aprendi ainda muito mais com voce, sobre filhos, sobre família, sobre amor, sobre educação. Seu legado se extende pq vc acredita nas pessoas e acredita em si mesma. Estabelece objetivos e mergulha neles até ve-los conquistados. Existe muito mais na sua vida do que você está conseguindo enxergar e isso me inspirou a vir até aqui e te dizer que continuamos juntas no propósito de mudar o mundo - que as vezes parece que remamos contra a maré mas ainda assim já podemos colher o resultado de ter feito diferença na vida de alguem. Ja tivemos filhos, já plantamos nossas arvores e já escrevemos muitos livros só com os diálogos que dividimos nessa caminhada. Respire fundo e siga em frente. A vida precisa ser mais leve e o legado é impactar uma vida durante nossa jornada. Obrigada por ser essa fonte inesgotável de inspiração. E obrigada por ter impactado tanto na minha vida. Publique se, intime se, registre se. Love ya.

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Aniversários Importam!

Oie, hoje resolvi escrever uma carta pra vc. primeiro pq é o seu aniversário e segundo pq faz tempo que a gente não conversa. é engraçado olhar a vida e lembrar de um período que tínhamos um contato t

Metanóia

Oie, eu nem sei quantas filosofias de vida já trocamos, mas a carta de hoje é para você justamente pq vc sempre inspira meus pensamentos sobre a vida. E o pensamento de hoje é sobre esses muitos ciclo

Cala a boca você!

fico tão chateada quando vejo um adulto mandando uma criança calar a boca, sabia?! fico tentando colocar um adulto no lugar daquela criança e pensar se o comportamento seria o mesmo se a situação foss